domingo, 17 de novembro de 2013

INICIAMOS O CURSO DE GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA MODALIDADE EAD/UEMG

Sábado, 09.11.2013, iniciamos o curso de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal nos polos, foi uma experiência que não poderíamos deixar de relatar.
Foram mais de mil alunos inscritos em busca de formação não só para seu crescimento individual e profissional, mas também de ordem prática, pois muitos relataram no encontro presencial que esperavam a muito por um curso que os auxiliasse e subsidiasse sua atuação profissional, uma vez que grande parte são servidores públicos.

Ao todo foram 445 alunos em busca de capacitação e formação na Gestão Pública, área com grande carência e com formação deficitária em todo Brasil, situação agravada por conta de crescente demanda institucional do País, frente o grande crescimento dos municípios e secretarias.

O momento foi muito emocionante, e sentir a recepção calorosa do coordenador de polo e de sua equipe, nos fez perceber a importância social da representação da UEMG nos municípios em que articulamos o programa UAB, bem como a extensão, importância e abrangência do programa. Percebemos na prática o que é democratização da educação e a satisfação das pessoas contempladas, com depoimentos e agradecimentos que nos levaram literalmente às lágrimas.


Ver a bandeira da UEMG em quase todos os polos foi uma agradável surpresa; percebemos o quanto a UEMG foi a verdadeira beneficiada ao ampliar sua atuação, além de sua importância institucional multicampi, agora, também, nos polos de atuação da Universidade Aberta do Brasil.

Ouvir os depoimentos dos alunos que declaram através de diferentes falas e relatos de sua gratidão e satisfação, dizendo sobre a importância do curso para a qualificação e ampliação das suas atuações junto às suas comunidades e municípios, bem como o quanto aquele momento representa em suas vidas, tudo isso fez a gente acreditar que realmente estamos realizando uma ação inclusiva e educadora de fato, e não apenas no discurso.

É muito gratificante perceber que apesar de inúmeras dificuldades, a Educação a Distância da UEMG, através do programa UAB, conseguiu levar a esses municípios possibilidades de educação e de democracia, por muitos aguardados.

Agradeço a FaPP por acreditar e investir na EaD. Agradeço especialmente a Professora Santuza Abras e toda a Equipe do NEAD e CEPEAD pelas incansáveis horas de trabalho, pela determinação e dedicação, mesmo com tantas dificuldades impostas, todos os dias. Agradeço a todos os envolvidos que de algum modo apoiaram e possibilitaram a oferta desses cursos.

Gostaria sinceramente que muitos outros de nós da UEMG estivessem presentes nos polos nesses momentos e pudessem experimentar e vivenciar o que aconteceu. Certamente estariam, como eu e todos os coordenadores, professores e tutores que participaram deste momento, orgulhosos e ainda mais motivados a dar o seu melhor e investir sem rodeios, de corpo e alma, na EaD da UEMG.

Acredito que isto é apenas o começo. O depoimento e fala de nosso Reitor Prof. Dijon é uma visão de um futuro muito próximo e um compromisso que nos enche de ânimo, a nós e às pessoas e comunidades contempladas e atendidas em nossa missão, “queremos ver o nº de candidatos na modalidade a distância ultrapassar o numero candidatos do presencial”.

Para alcançar essa meta não vamos medir esforços. Vamos continuar lutando para conquistar novas estratégias e possibilidades de atuação na EaD na UEMG, e para isto contamos com o apoio e atuação de todos os setores da Reitoria e unidades envolvidas para que tenhamos menos problemas a enfrentar, mais serenidade para trabalhar e novos motivos para comemorar.

Um grande abraço
Profª Esperança
Coordenadora UAB/UEMG

Um comentário:

  1. Agradeço muito por esta grande oportunidade que a UEMG está nos proporcionando! Um estudo de qualidade e excelência! Parabéns a todos e muito sucesso nesta nova caminhada!!!

    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir