quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Google lança ferramentas para ministrar aulas na web


Por: Luiz Cruz
Enquanto boa parte da população interessada em tecnologia discute qual será o sistema operacional dominante nos próximos anos, qual será meu próximo smartphone ou qual será o formato de computação mais adequado ao uso, faremos uma pausa aqui para discutir o que realmente interessa: a Educação.
Peter Norvig reconhecido no meio acadêmico por suas contribuições à inteligência artificial, atualmente diretor de pesquisa no Google, resolveu junto com uma equipe da empresa disponibilizar uma ferramenta para ministrar cursos online, o Course Builder.
O software escrito em Python foi utilizado no curso online “Power Search with Google” – em uma tradução livre, busca avançada com o Google. Este curso ficou disponível por duas semanas, em Julho deste ano, e teve 155 mil inscritos de 196 países. Vale dizer que a ferramenta vem preparada para funcionar no Google App Engine, que é de graça até que você passe o limite da conta. A documentação para criar um curso está em inglês, mas é completa.
Este tipo de iniciativa faz parte de uma revolução silenciosa na educação. Digo que é silenciosa, porque nem toda escola ou governo reconhece o verdadeiro potêncial de transformação do aprendizado online. Só para concluir, sem me estender nesta discussão, eis alguns sites para aprendizado que recomendo:
Estes valem por sempre discutir o assunto e dar boas sugestões:
Open Education – http://www.openeducation.net/
Open Culture – http://www.openculture.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário